Blog – Importância da Saúde Mental nas Empresas

IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL NAS EMPRESAS

Nunca se falou tanto em Saúde Mental como agora. E no mundo corporativo não é nada diferente, a Saúde Mental também é um dos assuntos mais discutidos, pois a falta dela afeta diretamente a produção e lucratividade das organizações, independente do porte e tipo de segmento, configurando em prejuízos e aumento de custos, literalmente.

Os problemas relacionados à saúde psicológica já constituem a segunda maior causa de incapacidade no Brasil, sendo que, em alguns setores e atividades, eles já assumiram o primeiro lugar em 2019.

O assunto é tão importante que em 2014 surgiu a campanha Janeiro Branco, criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. A campanha tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas, profissionais, empresas e da sociedade em geral para a importância da saúde mental e emocional. Foi escolhido o mês de janeiro, porque é neste mês que todos estão mais focados em planejar suas metas para o ano todo. 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), somos o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Além disso, só ficamos atrás do Japão quando o indicador é o estresse.

É importante salientar que a Saúde Mental tem impacto significativo e direto na saúde física, além de afetar a produtividade e a disposição dos colaboradores.

De acordo com a OMS, embasadas na Rais e Dieese, as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil são:

  • Depressão (59% das pessoas se encontram em estado máximo de depressão);
  • Transtorno de Ansiedade (63% das pessoas possuem algum problema de ansiedade);
  • Estresse (37% das pessoas estão estressadas com nível extremamente severo);
  • Burnout (44% dizem ter sofrido com o esgotamento mental).

Todos esses dados mostram como a Saúde Mental dos colaboradores é um fator cada vez mais relevante para as organizações. 

A Saúde Mental no trabalho é um importante indicador de desempenho da equipe e, portanto, da produtividade da empresa. Lugares que costumam ter um número alto de colaboradores com problemas relativos à saúde mental, provavelmente tendem a ter resultados piores nos negócios.

Dessa forma, para a empresa que procura atingir suas metas e até reduzir o índice de acidentes no trabalho, é fundamental investir em um clima organizacional agradável e saudável, que favoreça o melhor desempenho e aprimore as relações entre funcionários. 

No ambiente de trabalho, um funcionário feliz e saudável mentalmente costuma ser mais motivado, determinado e ter mais QUALIDADE DE VIDA. Isso por que tem objetivos bem claros, conhece seus pontos de melhoria e busca evolução constantemente. Dessa forma, conseguem não se abalar facilmente com situações embaraçosas, como discussões e mudanças bruscas. Além disso, esse tipo de profissional consegue PRODUZIR MAIS e TRABALHAR EM EQUIPE sem dificuldade, e isso colabora para que o local de trabalho se torne um ambiente mais calmo e muuuuuuuito mais produtivo.

Andreia Gonçalves
Life Coach e Palestrante Motivacional

Quer ver a sua equipe com mais Inteligência Emocional e não sabe como fazer isso?

Temos várias opções para sua empresa!

Open chat
1
Olá,
Como Podemos Ajuda-lo?
Powered by